26 de nov de 2012

I don't speak english very well

A frase "I don't speak english very well" ("Eu não falo inglês muito bem") é frequentemente utilizada entre alguns brasileiros ao entrarem em contato com norte-americanos. Pergunto:

  • Você já ouviu algum norte-americano, europeu, asiático ou africano pedindo desculpas por não falar português "muito bem"? Hum...
  • Os brasileiros precisam pedir desculpas por não falar "muito bem" um determinado idioma? Não. Comunique-se de acordo com suas possibilidades, seja respeitoso mas não se humilhe. Pedir desculpas é certamente um ato nobre mas que precisa ser utilizado em ocasiões de injustiça e pequenos problemas de comunicação não caracterizam necessariamente algo nesse sentido.
A utilização de frases como essa demonstram que a independência do Brasil, no plano subjetivo e certamente em muitos outros planos, ainda precisa ser conquistada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ;-)

Sobre o autor

Minha foto

Professor universitário. Graduado em Pedagogia. Especialista em Educação, Informática Educativa e Gestão e Design Instrucional para EaD Virtual. Mestre em Educação. Doutor em Educação.